quinta-feira, 20 de outubro de 2011

A Sociedade Asteca


 A Sociedade Asteca

Por Pedro Henrique M. C. Pinho, da 6ª Série

Era dividida em camadas bem definidas  e comandada por um imperador, chefe do exército. A nobreza era também formada por sacerdotes e até chefes militares. Desde os camponeses até trabalhadores comuns como ferreiros e artesãos compunham a principal camada social. Esta camada mais baixa da sociedade era obrigada a exercer um trabalho obrigatório para o imperador, quando ele os convocava para trabalhos em obras públicas (canais de irrigação, estradas, templos, pirâmides). O artesanato asteca era rico em detalhes, como objetos de ouro e prata com definidos traços pintados.Os astecas desenvolveram muitas técnicas agrícolas, construindo obras e ilhas de cultivo, onde plantavam milho, pimenta, tomate, cacau e etc.
A religião era politeísta, pois cultuavam diversos deuses da natureza (Sol, Lua, Trovão, Chuva) e uma deusa representada por uma Serpente Emplumada. A escrita era feita por desenhos e símbolos. O calendário maia foi utilizado com modificações pelos astecas. Desenvolveram diversos conceitos matemáticos e de astronomia. Na arquitetura, construíram enormes pirâmides utilizadas para cultos religiosos e sacrifícios humanos. Eles, eram realizados em datas específicas em homenagem aos deuses. Acreditavam, que com os sacrifícios, poderiam deixar os deuses mais calmos e felizes.
A Lenda do início Asteca: Conta a lenda que os astecas receberam uma revelação do Deus Huitzilopochtli, que dizia que a cidade deveria ser construída no local onde o povo encontrasse uma águia devorando uma serpente em cima de um cacto. Assim, os astecas iniciaram sua viagem para o sul, pois seus primeiros assentamentos encontrados por arqueólogos estão localizados mais ao norte do território mexicano – até vizualizarem esta cena descrita por Huitzilopochtli às margens do lago Texcoco.

Nenhum comentário:

Postar um comentário