segunda-feira, 17 de outubro de 2011

João Goulart



João Goulart, por Camila Moretti de Oliveira, 8ª Série

João Goulart nasceu na Estância de Yguariaçá, no distrito (hoje município) de Itacurubi, em São Borja, no Rio Grande do Sul, em 1 de março de 1919. Seus pais eram Vicente Rodrigues Goulart, e Vicentina Marques Goulart, uma dona-de-casa. Seu apelido era ‘’Jango’’.
Após concluir o ensino médio, cursou a faculdade de Direito, era desejo de seu pai que ele se formasse com um diploma de ensino superior. Neste meio tempo, encontrou seus amigos de infância Abadé Ayub e Salvador Arísio. Teve uma doença venérea que paralisou o seu joelho esquerdo quase por completo, por causa disto Jango se formou diferente de sua turma, em 1939. E ele nunca atuaria no ramo de direito. Depois, ele voltou para são Borja, por causa deste problema se afastou da sociedade e foi morar no interior.
Logo depois, Seu pai morre, em 1943 e deixou Jango no comando, logo-logo ele se tornou um dos estancieiros mais influentes da região.
Depois da renúncia de Getulio Vargas, ele voltou para São Borja, em 1945. Ele não precisava de muita gente para subir na vida, apenas alguns encontros com Vargas que era bem intimo de seu pai, ajudou ele a escolher uma carreira política.
Foi convidado para entrar no partido político, foi nomeado Ministro do trabalho em 1953.
Em 1954 Jango foi forçado a renunciar ao cargo e após tornou-se o maior trabalhista depois do suicídio de Getulio.
Em 1955, nomeado vice-presidente e no dia 2 de setembro de 1961, o parlamentarista foi aprovado pelo Congresso Nacional e no dia 8 tornou-se presidente.
Em 1964 sofre um golpe que foi que mais de 150 mil pessoas se reuniram fazendo discursos sobre o fim da política conciliadora do presidente.
Jango morreu vítima de um ataque cardíaco em 6 de dezembro de 1976.




Nenhum comentário:

Postar um comentário