terça-feira, 11 de outubro de 2011

GIUSEPPE GARIBALDI



Giuseppe Garibaldi por Ana Paula Donadello Martins e Barbara Oliveira Lebarbenchon 7ª Série

Giuseppe Garibaldi (1807-1882), foi um político e militar revolucionário,  conhecido como "herói de dois mundos" por participar de conflitos na Itália e na América do Sul, dedicou sua vida à luta. Quando menino tornou-se marinheiro, pois era filho de pescadores. Aos 25 anos virou capitão da marinha mercante. Ele lutava pela independência e unificação dos Estados.
Foi para a América do Sul e lutou na guerra Farroupilha.
Conheceu Ana Maria de Jesus Ribeiro, com quem se casou. Ela lutava junto à ele, e entrou para a história como  Anita Garibaldi.
Foi nomeado capitão das frotas uruguaias por lutar contra o argentino Juan Manoel Rosas. Após ajudou a defender Montevideo contra os argentinos.
Ajudou na unificação da Itália. Teve que fugir dos austriacos.
Foi condenado a morte. Morou na África, em Nova York e no Peru. Depois voltou para a Itália lutando na segunda guerra de independencia contra os austriacos. Foi nomeado comandante das forças piemontesas e sob seu comando a Lombardia, com isso a Itália do norte foi unificada. Voltou para o centro do país. No centro da Itália a politica e a diplomacia prevaleceram e os acordos com que Cavour e o rei cederam Nice e Savóia à França foram considerados uma traição por Garibaldi, que decidiu agir por conta própria. Seguiu para o sul e conquistou a Sicília e o Reino de Nápoles.

Promoveu um encontro com as tropas de Vitor Emanuel, que se tornou o primeiro rei da Itália unificada, ou quase. Ainda faltava libertar Veneza dos Austríacos (1866) e Roma do papa, o que Garibaldi tentou em vão em 1869, sendo derrotado mais uma vez pelos franceses. Ainda assim, em 1871, uniu-se a eles na guerra Franco-Prussiana, onde venceu algumas batalhas, apesar das quais, a França perdeu a guerra. Não havendo aceitado o título de nobreza e a pensão vitalícia que o rei Vítor Emanuel lhe oferecera,Garibaldi retirou-se para sua casinha na ilha de Caprera, e lá permaneceu até o fim da vida.
Bibliográfia:

Nenhum comentário:

Postar um comentário