quinta-feira, 26 de abril de 2012

Pesquisa 7ª Série, USA e Vietnã


USA     


Economia
Desde o início do século XX, é o principal país industrial do mundo. O desenvolvimento mais importante da economia desde 1945 foi o crescimento deste setor. A moeda é o dólar. O gado vacum é o principal item das exportações agropecuárias. Os principais cultivos são cítricos, feno, batatas, açúcar, beterraba, cereais e uvas. No que se refere à pesca comercial, é a sexta nação do mundo em toneladas capturadas. É um dos líderes mundiais em produção mineral. Os três principais produtos são: petróleo, gás natural e carvão. No final dos anos 80, produzia aproximadamente 55% do molibdênio mundial, 51% da mica, 40% do magnésio, 30% do fosfato, 23% do alumínio, 22% do chumbo e 20% do enxofre básico. As principais manufaturas são produtos químicos, equipamentos de transporte, alimentos processados, maquinaria industrial e equipamentos eletrônicos. No começo da década de 90, a produção nacional bruta ocupava o primeiro lugar mundial, com 6,4 bilhões de dólares, mais ou menos 24.700 dólares per capita.
História
A região era habitada por índios até o fim do século XV, quando Cristóvão Colombo chegou ao continente. Diferentes regiões do território foram ocupadas por espanhóis, holandeses e ingleses, entre os séculos XVI e XVII. 

Treze colônias foram criadas pelos ingleses e tinha certa autonomia. No entanto os ingleses quiseram diminuir essa liberdade, com isso as colônias declararam guerra no ano de 1775. 

No ano seguinte é declarada a independência dos Estados Unidos, mas a Inglaterra só veio reconhecê-la em 1783. Os norte-americanos expandiram seu território até o Pacifico no século XIX, comprando terras, matando índios e ganhando guerras. 

O norte dos Estados Unidos era industrializado, desenvolvido e queria acabar com a escravidão. Já o Sul era agrário e dependia da mão-de-obra escrava. Quando o defensor da abolição, Abraham Lincoln, foi eleito presidente, o sul decidiu separar-se. Isso deu inicio a guerra civil (1861-1865), que resultou na morte de 600 mil pessoas. 

O norte obteve a vitória, a escravidão foi abolida, o que fez o ódio entre negros e brancos aumentou. Os anos seguintes foram de industrialização. A prosperidade do país foi obstruida em 1929, com a queda da Bolsa de New York. 

Nos anos seguintes o governo passou a investir no desenvolvimento, politica qual ficou conhecida como New Deal. Impulsionada pela Segunda Guerra Mundial. Após a guerra, União Soviética e os Estados Unidos tornaram-se as duas grandes potências do planeta. 

Com isso o mundo ficou dividido no período conhecido como Guerra Fria, que durou até 1980. Em 1991 o governo inicia a Guerra do Golfo, contra o iraque. Em 1992 Bill Clinton é eleito presidente, e aprovou o Acordo de Livre Comércio da América do Norte (Nafta). 

Já em 2000 Bush é eleito presidente. No dia 11 de setembro de 2001 os Estados Unidos sofre um ataque terrorista de autoria da Al-Qaeda, como resposta o país bombardiou o Afeganistão. EM 2003 Bush inicia a Guerra contra o Iraque, que dura até os dias atuais.

Vietnã                               


 Economia
Após a separação, em 1954, em Vietnã do Norte e Vietnã do Sul cada estado desenvolveu sua própria estrutura econômica; o Norte funcionava com uma economia planificada, enquanto que o Sul desenvolveu uma economia de livre mercado. Com a reunificação em 1976, impôs-se um sistema planificado. A reforma econômica se iniciou em 1986, com o nome de doi moi (Renovação Vietnamita); estimulou a concorrência, a abertura de mercado e os investimentos estrangeiros. Entre 1991 e 1993, o produto interior bruto estimado foi de 19 bilhões de dólares. A agricultura é o setor mais importante da economia; os principais cultivos são o arroz (do qual o Vietnã é o terceiro exportador mundial), cana-de-açúcar, produtos hortofrutíferos, mandioca e batata. Em 1992 se proibiu a exportação de madeira devido ao intenso desmatamento. Extrai-se andracita, carbono, fosfatos cobre , estanho, zinco, antimônio e cromo. Perto da costa foram descobertos importantes campos de petróleo e gás natural. Entre as indústrias mais importantes, estão as de elaboração de papel e a de derivados de produtos alimentícios, como também a de produtos químicos e adubos. Após a reunificação do Vietnã, aboliu-se o piastre, a moeda do sul. A unidade monetária é o novo doong, que equivale a 100 xu.
Principais Atividades Econômicas: indústria, serviços e comércio
Rio Principal: rio Vermelho
Temperatura média anual:  24°C
Clima: subtropical úmido
Índice Pluviométrico anual: 1.700 mm

OBS:POPULAÇÃO DO VIETNA: 90.549.390(2011) 

Aluno: Rodrigo





2 comentários:

  1. BOOOOOOOOOOOOOA ROC ESSE FOI O MELHOR TRABALHO Q JA FIZERAM NO MUNDO!!SO PODIA VIR DE UMA ENTIDADE DIVINA COMO VC ROCHEMBACK!!VC EH O DEUS MAIS MELHOR DE TODOS OS DEUSES O LAXUS VAI UM DIA CHEGAR AOS SEUS PES!

    ResponderExcluir