quinta-feira, 20 de outubro de 2011

Civilização Maia


                  Os maias

Por Georgia de Siqueira Rossetto, 6ª Série  

A civilização maia iluminou por mais de três mil anos grande parte da atual Mesoamérica, que ainda é habitada por seus descendentes. Os vestígios, as conquistas e os mistérios que deixaram como legado também podem ser explorados via Internet. Uma grande quantidade de sites em diversos idiomas dedica-se a explorar esta civilização e seus incríveis rastros. A categoria deCultura Maia no buscador do Yahoo! tem cerca de 60 sugestões de sites, incluindo alguns projetos de arqueologia oferecidos aos interessados em participar de suas escavações.
“Da esplêndida paisagem surgiu uma civilização altamente desenvolvida que floresceu enquanto a Europa se encontrava submersa no obscurantismo”, lembra o portal do Mundo Maya. No site Uma Luz nas Selvas da Mesoamérica afirma-se que “a base do pensamento maia concretizou-se em harmonia: criatividade e receptividade, céu e terra, vida e morte, dia e noite, masculino e feminino, bem e mal”.
Os maias tiveram um desenvolvimento da arquitetura que lhes permitiu construir grandes edificações como parte de cidades no meio da selva. As construções sobreviveram através de três séculos e inclusive milênios, e atualmente são fonte constante de admiração.
Os arqueólogos também descobriram a capacidade matemática dos maias, um calendário de grande precisão, detalhes sobre sua organização política em cidades-Estado e detalhes de sua vida cotidiana, incluindo os jogos. Algumas dessas descobertas são explicadas no site Coelho na Lua, em inglês. Ainda não se sabe tudo sobre os maias, grande parte de seu legado foi destruída depois da chegada dos europeus ao novo mundo.
Sua história está cercada de mistérios. Por que os povos que habitavam essa região mesoamericana conseguiram esse desenvolvimento? O que causou o fim de uma civilização tão desenvolvida? Essa civilização inclui o extremo sudeste do México, os territórios da Guatemala e Belize e o ocidente de Honduras e El Salvador. Nessas regiões ainda vivem cerca de 4,5 mil descendentes dos maias, que falam línguas herdadas do passado. E se trata de uma região que recebe legiões de turistas. A maioria interessada em explorar o legado dos maias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário