segunda-feira, 17 de outubro de 2011

Emílio Garrastazu Médici

EMÍLIO GARRASTAZU MÉDICI
Médici, por Luciana Gonçalves Patrício, 8ª Série

             General, nasceu no dia 4 de dezembro de 1905 em Bajé, Rio Grande do Sul. Filho de um rico fazendeiro de origem italiana. Com doze anos de idade foi levado por seu avô, Anselmo Garrastazu, ao Colégio Militar de Porto Alegre. De lá foi para o Rio de Janeiro, onde se tomou Aspirante na Escola Milita de Realengo, em 7 de Janeiro de 1927.
Em 8 de Julho de 1929 já era Tenente servindo no 12º Regimento de Cavalaria. em Bajé; serviu como Major ia 3ª Divisão de Cavalaria também em Bajé. 
              Em 1957 assumiu a chefia do Estado Maior da 3° Região Militar de Porto Alegre a convite do general Arthur da Costa e Silva, então comandante daquela unidade, com quem estabeleceu forte amizade. 
Promovido a general-de-brigada em 1961, foi nomeado comandante da Academia Militar das Agulhas Negras, no Rio de Janeiro. Foi nomeado delegado brasileiro na Junta internacional de Defesa Brasil-Estados Unidos, em Washington. Em 1967, assumiu a chefia do SNI (Serviço Nacional de Informações) e, em 1969, o comando do 3º Exército, no Rio Grande do Sul. Após o afastamento de Costa e Silva, o Alto Comando do Exército indicou o nome de Médici para a presidência da República. 
               Em 30 de outubro de 1969, passou a exercer o cargo de presidente da República. No seu governo houve o conhecido “ anos de chumbo”, em que o poder ditatorial e a violência repressiva contra as oposições foram ainda maiores. Os direitos fundamentais de todo cidadão foram suspensos, qualquer um que se opusesse ao governo poderia ser preso.
             Para divulgar seus projetos ao país, Emílio Médici utilizou muitas vezes a televisão e ela ampliou sua importância como meio de comunicação social. Agora, com as facilidades do crédito pessoal permitiram a expansão do número de moradias que possuíam televisão: em 1960, apenas 9,5% das residências urbanas tinham televisão; com a posse de Emílio Médici esse numero subiu para mai do que o quádruplo, em 1970 chegava a 40% das residências. E foi nesse período com a ajuda do governo que a TV Globo se expandiu, sendo porta voz do governo e atualmente dominar praticamente toda rede nacional.
           Porém, violentos combates continuavam e o governo militar tentava escondê-los da população, esses combates eram contra diversos grupos democráticos de diversas tendências políticas: liberais, socialistas e comunistas.  Alguns desse grupos promoviam diversas ações de guerrilha a luta armada, como assaltos a bancos em busca de dinheiro para financiar a luta política e seqüestro de diplomatas estrangeiros para trocá-los por companheiros presos e torturados nos porões dos órgãos de segurança, etc. milhares de pessoas foram acusadas de subversão (desrespeito as leis e as autoridades) foram toruradas e centenas mortas.
       O governo de Emilio Médici também ficou conhecido como “milagre brasileiro” que foi durante essa época que o Brasil representou uma significativa melhora na economia, com aumento do PIB (Produto Interno Bruto), estabilização da inflação em índices inferiores a 20%, aumento da produção industrial, melhora dos níveis de emprego e do mercado interno.


         O crescimento geral da economia, e da indústria automobilística em especial, gerava novo empregos, possibilitava o desenvolvimento de outros setores econômicos e aumentava a arrecadação do Estado através dos impostos. O comércio exterior cresceu em níveis recordes e a produção industrial cada vez mais ganhava espaço nos mercados mundiais. O Brasil tornava-se uma potência econômica do mundo. 
        Entretanto o “milagre” durou pouco, pois não se baseava principalmente de sua força econômica, mas sim de uma situação favorável externa e na tomada de empréstimos estaduais. Em 1973 com o aumento do petróleo no mercado externo, por exemplo, a economia brasileira sofreu grande impacto. A inflação subiu e a dívida externa estava assustadoramente elevada.
        Teve inicio então a uma longa crise econômica, onde o governo militar perdeu os argumentos para sustentar o país pois demonstrou que essa ditadura não garantia desenvolvimento. As posições políticas se reorganizaram e a ocorreu a volta da democracia.

Médici faleceu no Rio de Janeiro, em 9 de outubro de 1985.

Propaganda política governamental, “Eu te amo, meu Brasil” :

As praias do Brasil ensolaradas
O chão onde o país se elevou
A mão de Deus abençoou
Mulher que nasce aqui tem muito mais amor

O céu do meu Brasil tem mais estrelas
O sol do meu país, mais esplendor
A mão de Deus abençoou em terras brasileiras vou plantar amor

Eu te amo meu Brasil, eu te amo!
Meu coração é verde, amarelo, branco, azul anil

Eu te amo meu Brasil, eu te amo!
Ninguém segura a juventude do Brasil

As tardes do Brasil são mais douradas
Mulatas brotam cheias de calor
A mão de deus abençoou
Eu vou aqui porque existe amor

(...)








Bibliografia:


Livro historia global Brasil e geral volume único de Gilberto Cotrim, editora saraiva.


            

Nenhum comentário:

Postar um comentário