segunda-feira, 17 de outubro de 2011

Castelo Branco



Castelo Branco, por Camila Moretti de Oliveira, 8ª Série

Humberto De Alencar Castelo Branco nasceu em fortaleza dia 20 setembro de 1897. Era filho do general Cândido Borges Castelo Branco e de Antonieta Alencar Castelo Branco.
Ingressou na escola militar em 1918, na arma da infantaria, tendo sido declarado aspirante a oficial em 1921.
Em 1923 alcançou o posto de primeiro tenente e então foi para a escola Militar de Realengo como instrutor de infantaria em 1927.
Em 1955 ajudou a remodelação administrativa do Exército e apoiou o movimento militar chefiado pelo ministro da Guerra, general Henrique Lott.
Foi líder do Golpe de Estado que depôs o presidente.
No dia 11 de abril de 1964, foi eleito presidente da republica, por um mandato de 5 anos iniciado por Janio Quadros. Ele deveria governar até 31 de janeiro de 1966, mas seu mandato foi prorrogado para o dia 3 de outubro de 1965.
Durante o mandato, aboliu todos os 13 partidos existentes no Brasil, promoveu várias reformas políticas, econômicas e tributárias.
Em 1966 teve um ataque que foi um dos mais violentos dos resistentes da ditadura, foi o atentado do Aeroporto Internacional dos Guararapes, em Recife. Visava atingir o marechal Costa e Silva ( ministro da guerra e candidato a sucessor de Castelo Branco). Houve mortes e vários feridos.
O texto da Constituição submetido por Castelo Branco, aprovado no dia 24 de janeiro de 1967, foi importante para que os militares dessem um ar de legalidade ao regime, e veio a fortalecer o poder Executivo, manteve as eleições indiretas e diminuiu a autonomia dos estados, embora mantivesse o Brasil como federação.
Castelo Branco também aprovou a Lei da imprensa que restringia ainda mais a liberdade de expressão dos meios de comunicação, e a lei segurança Nacional que permitia ao regime atingir seus opositores com prisões e exílios através de um Tribunal Militar para julgar civis.
Castelo Branco morreu, logo após deixar o poder, em um acidente aéreo, mal explicado nos inquéritos militares, ocorrido em 18 de julho de 1967.





Nenhum comentário:

Postar um comentário