quinta-feira, 20 de outubro de 2011

Chavíns


Chavíns

 Chavíns, por João Pedro Oliveira da Silva, 6ª Série
A consolidação da agricultura sedentária, o progresso da cerâmica e a afirmação de um estilo artístico legado aos períodos subseqüentes caracterizam a cultura Chavín, a primeira das civilizações andinas.
Fixada no Peru pré-incaico, entre 900 e 200 a.C., a civilização Chavín floresceu em vastos territórios do altiplano setentrional e do litoral norte do Peru, estendendo seus domínios até o centro do país. Seus principais restos arqueológicos se encontram em Chavín de Huántar, sítio que foi provavelmente seu centro religioso e artístico. Importantes exemplos regionais da cultura Chavín se acham em Kotosh e Cunturhuasi, nas montanhas, e nos vales de Nepeña, Casma e Chicama, no litoral.
O templo de Chavín de Huántar consiste em uma estrutura complexa construída de blocos de pedra, em forma de tronco de pirâmide. Em contraste com as paredes, uma grande praça descoberta abre-se diante do templo, conferindo ao conjunto o efeito visual de maior altura e sobriedade. A estrutura complexa do templo combina perfeitamente a concepção estética com o cálculo matemático. O edifício apresenta uma série de corredores e galerias que se comunicam por longas escadarias e desembocam em salas retangulares, formando um intrincado labirinto.
O que a arte Chavín tem de mais notável é a cerâmica, os tecidos e a escultura. As peças, muito elaboradas, representam quase sempre motivos religiosos e simbólicos. Felinos, crocodilos, serpentes, águias e grotescos seres antropomórficos se combinam em esculturas e baixos-relevos, formando fantásticas composições. A figura do tigre tem especial destaque: é representado com formas sinuosas, erguido sobre as patas traseiras e situado no centro geométrico da cena, às vezes guarnecido de cabeças de serpentes que acabam numa grande crista de condor. Entre as esculturas mais interessantes de Chavín de Huántar se contam o Lanzón, que representa um deus sorridente, o obelisco Tallo, o Condor e a estela Raymondi.
No que se refere às técnicas agrícolas, à cerâmica e confecção de tecidos, a cultura Chavín resgatou e aperfeiçoou a tradição dos povos estabelecidos na região desde 1800 a.C. Sua importância decorre precisamente do fato de ter sido a primeira civilização da região andina unificada por uma religião ou ideologia comum, ainda que permaneça ignorado o grau de coesão política existente entre as tribos que a integraram.

Nenhum comentário:

Postar um comentário