quinta-feira, 20 de outubro de 2011

Incas




INCAS

 Incas por Laura Gonçalves Patrício, 6ª Série 


- Deus:

Viracocha= o todo poderoso
Inti= deus sol

-Local onde moravam:

Os incas habitavam a cordilheira dos Andes na região do atual Peru entre 3000 a.C. e 1500 d.C.

-Cultura:

Os Incas faziam vários objetos de ouro principalmente, esculturas de animais, deuses e representações de elementos da natureza.

-Arquitetura:

Os incas utilizaram a pedra como base das construções. Embora habitassem uma região montanhosa, onde a dificuldade de construir é maior, construíram templos, diques, canais de água, casas, palácios e observatórios astronômicos. Para ligar as construções, fizeram uma rede de estradas de pedra. 

-Mitologia:

Segunda as lendas incas, o mundo foi criado por Viracocha, o todo poderoso. Os incas eram politeístas, pois acreditavam em vários deuses. Estes deuses incas estavam ligados à natureza. Portanto, havia deus do trovão, da chuva, do sol, do vento, etc. Porém, o deus mais poderoso e importante era Inti, o deus Sol.
Em homenagem aos deuses, os incas costumam praticar o sacrifício de animais. Isto era feito também para pedir ajuda aos deuses, em momentos de necessidade (seca, guerra, colheita, etc). Grande parte dos rituais religiosos acontecia na cidade de Ma Chu Picchu, o vale sagrado dos incas.


-Ciência:

Os incas criaram um objeto chamado quipo, que servia para realizar contagem de objetos, pessoas, impostos e alimentos. O quipo consistia numa série de barbantes coloridos com nós. Cada cor e cada nó tinham significados e valores diferentes. 

-Música:

Os incas usavam uma espécie de flauta de bambu para tocar músicas. As músicas eram criadas para simples diversão ou em homenagem aos deuses e à natureza.

  -Bibliografia:


- Indicações para leitura:

* Livro: O maldito ouro dos incas, por Lucio Martins Rodrigues.
Resumo: Trata-se da vinda de um espanhol que veio pegar o ouro dos Incas.

* Livro: Princesas Incas, por Stuart Stirling.
Resumo: Este livro conta a história das mulheres da realeza inca, que subitamente se viram reduzidas à condição de amantes dos conquistadores, vindo muitas delas a sofrer um destino trágico.

* Livro: Códice Murúa, por frade basco Martín de Murúa.
Resumo: um compêndio da história dos Incas.

* Livro: A Verdade sobre os Incas, por Roselis Von Sass.
Resumo: Um povo sábio e de elevados conhecimentos espirituais e terrenos surge nas páginas deste livro! O povo do Sol, do ouro e de surpreendentes obras de arte e arquitetura. Como puderam construir estradas incríveis e mesmo cidades em regiões tão inacessíveis? 



A Verdade sobre os Incas
Roselis von Sass 
Um povo sábio e de elevados conhecimentos espirituais e terrenos surge nas páginas deste livro! O povo do Sol, do ouro e de surpreendentes obras de arte e arquitetura. Como puderam construir estradas incríveis e mesmo cidades em regiões tão inacessíveis? 

Nenhum comentário:

Postar um comentário