segunda-feira, 17 de outubro de 2011

Ernesto Geisel


Ernesto Geisel, por Laura Pinheiro Lui, 8ª Série

Ernesto Geisel nasceu em 3 de agosto de 1907, em Bento Gonçalves. Filho de alemães. Estudou no colégio Militar de Porto Alegre, onde se formou,em 1924, como o primeiro aluno da classe. Seguiu a carreira militar, participando de movimentos políticos, como a Revolução de 1930, a qual apoiava. Em 1932, lutou contra a Revolução Constitucionalista de São Paulo.
Em 1946, ocupou o cargo de secretário-geral do Conselho de Segurança Nacional. No ano seguinte atuou na embaixada do Brasil no Uruguai, onde ficou até 1950.Foi adjunto do Estado-Maior das Forças Armadas (1950-1952), subchefe do Gabinete Militar no governo Café Filho (1955), chefe da Seção de Informações do Estado-Maior do Exército (1957-1961), cargo que exerceu juntamente com o ministério da Guerra no Conselho Nacional do Petróleo. Foi chefe do gabinete militar em 1961 e fez parte do movimento político que originou o golpe de 1964. Foi promovido a general-de-divisão em novembro de 1964, ocupando a chefia da Casa Militar no governo Castello Branco e a general-de-exército em 1966, ocupou a chefia da Casa Militar no governo Castello Branco. Em 1969 assumiu a direção da Petrobrás e, cinco anos depois, a Presidência da República.
Durante seu governo, Ernesto Geisel enfrentou a redução do crescimento econômico e a alta inflação. Para superar esse quadro desfavorável, apresentou seu projeto de abertura política “lenta, gradual e segura’’ com vistas à reimplantação do sistema democrático no país. Esse período foi marcado por conflitos políticos e sociais.Em 1974, foi permitido, pela primeira vez, a realização da propaganda eleitoral.
A morte do jornalista Vladimir Herzog, em 1975, em São Paulo, causou uma série de manifestações políticas contra o governo e demonstrou que havia um conflito de interesses dentro do Estado. Foi registrado também um aumento nos movimentos de união de classes trabalhadoras que exigiam melhoras de condições de trabalho e lutavam por melhores salários. A Lei Falcão impediu o debate político no rádio e na televisão em 1976.Em 1977 foram alteradas as regras eleitorais ao decretar o chamado Pacote de Abril, que aumenta o mandato presidencial de cinco para seis anos, mantém as eleições indiretas para governador e cria a figura do senador biônico, também escolhido indiretamente para garantir ao governo a necessária maioria parlamentar. Foi registrada em maio de 1978, a primeira greve de operários metalúrgicos desde 1964, em São Bernardo do Campo, São Paulo, sob a liderança do presidente do sindicato da categoria, Luís Inácio Lula da Silva.           
Em 31 de dezembro do mesmo ano, Geisel revogou o AI-5(Ato Institucional número 5), que representou um passo decisivo no processo de redemocratização do país. Seu mandato foi encerrado em 15 de março de 1979.
Morreu no Rio de Janeiro em 12 de setembro de 1996.


Fontes:



Nenhum comentário:

Postar um comentário