segunda-feira, 17 de outubro de 2011

Chimus


Chimu

Chimus, por Bruno Moretti de Oliveira da 6ª Série

A cultura Chimu é uma cultura pré-colombiana que se desenvolveu a partir dos vales dos rios Moche e Chicama, na região de La Libertad, na costa setentrional do Peru entre os séculos X e XV, no mesmo territorio onde havia já ocorrido a cultura Mochica, tratando-se possivelmente de sua legatária.
Como legatários da cultura Mochica, os Chimus também destacaram na cerâmica e e na produção metalúrgica dos mais variados objetos, desde adornos até armas
Com a queda de Chan Chan em 1470, o ocaso desta civilização coincide com a consolidação do Incas, razão pela qual a maioria dos historiadores os arrolam como um dos povos submetidos pelos Incas que passaram mas a ser seus principais contribuidores.
O Chimú foram os moradores de Chimor , com sua capital na cidade de Chan Chan, uma cidade adobe grande no Vale do Moche da atual Trujillo, Peru . A cultura surgiu cerca de 900 AD. O Inca governante Tupac Inca Yupanqui liderou uma campanha que conquistou o Chimú por volta de 1470 AD

Este foi apenas 50 anos antes da chegada dos espanhóis na região. Conseqüentemente, cronistas espanhóis foram capazes de registrar contas da cultura Chimu de indivíduos que viveram antes da conquista Inca.da mesma forma.
O Chimú residia na costa norte do Peru : "Consiste em uma estreita faixa de deserto, de 20 a 100 milhas de largura, entre o Pacífico e nas encostas ocidentais dos Andes, cruzado aqui e ali por rios curtos que começam nas montanhas mais chuvoso e fornecer uma série de oásis verde e fértil ". [ 2 ] As planícies de vale são muito plana e bem adaptada à irrigação, que é provavelmente tão antiga quanto a agricultura aqui. Pesca também foi muito importante e foi considerado quase tão importante como a agricultura.
O Chimu foram conhecidos para ter adorado a lua, ao contrário do Inca , que adoravam o sol,
O Chimú são mais conhecidos por sua cerâmica distintiva monocromática e metal fino de trabalho de cobre, ouro, prata , bronze , e tumbago (cobre e ouro). A cerâmica é muitas vezes na forma de uma criatura, ou tem uma figura humana sentada ou de pé em um cubóide garrafa. O acabamento preto brilhante da maioria das cerâmicas Chimú foi atingido por disparo a cerâmica em altas temperaturas em um fechado de forno , o que impediu o oxigênio reaja com o barro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário