quarta-feira, 24 de outubro de 2012

Colonização portuguesa



                 Para iniciar a colonização, a Coroa portuguesa enviou para a América a expedição de Martim Afonso de Souza, que chegou no ano de 1531.
                 Em 1532, Martim Afonso fundou São Vicente, a primeira vila portuguesa em terras americanas. Ali os portugueses introduziram o cultivo de cana-de-açúcar e também exploram a extração de pau-brasil. O sucesso da iniciativa levou a Coroa a ampliar a ocupação a suas possessões americanas.
                 O governo português não tinha recursos para assumir diretamente a colonização do Brasil. Então, a colônia foi dividida em 15 faixas de terra, as capitanias hereditárias. 

                As capitanias se estendiam do litoral até a linha imaginária Estabelecida pelo tratado de Tordesilhas (acordo entre Portugal e Espanha dividindo as terras da América do Sul entre as duas nações europeias), que foi ignorado pelos portugueses. E em 1750 criaram o Tratado de Madrid (que deixava a posse do atual Brasil para os portugueses e o resto da América do Sul para os espanhóis).
                Com o fracasso do sistema de capitanias, em 1548 a Coroa  portuguesa criou o governo geral, um centro político para administrar a América portuguesa.
                A língua portuguesa , a arquitetura, as festas juninas, o consumo de pães e outros alimentos são elementos de origem portuguesa. A igreja cristã trazida pelos portugueses tornou-se predominante no nosso país.

Trabalho dos alunos: Gustavo e Pedro

Nenhum comentário:

Postar um comentário