quarta-feira, 24 de outubro de 2012

Colonização francesa



            
            Desde o século XVI e, especialmente, no século XVII, os franceses tentavam participar da corrida colonial, dando prioridade à ocupação de territórios americanos de Portugal e da Espanha. Esse projeto, porém, não foi bem sucedido, e a América francesa ficou restrita a pequenos territórios em meio aos domínios ibéricos. A França teve mais êxito na América do Norte – mas a rivalidade com a Inglaterra colocou em xeque sua soberania sobre um extenso território, que se estendia do Canadá ao Golfo do México.
            A participação francesa na corrida colonialista nas Américas teve inicio em 1555, no Brasil, com a ocupação de um pequeno trecho do litoral fluminense, no qual foi estabelecida a França Antártica. A colônia serviu de refúgio para os calvinistas franceses, que estabeleceram boas relações com os nativos.
            Mas os franceses e os tupinambás acabaram vencidos pelos portugueses e seus aliados indígenas. Uma investida francesa em terras maranhenses, em 1612-1615, também foi derrotada.
A ocupação efetiva de parte da América pela França só ocorreu no século XVII, nos moldes de um projeto mercantilista. Na América Latina, foram ocupadas partes das Guianas e das Antilhas – algumas dessas áreas até hoje fazem parte dos territórios franceses ultramarinos.
            Na América do norte, o ponto de partida foi a fixação francesa no Quebec (Canadá), no início do século XVII. Na década de 1680, os franceses também ocupavam os vastos territórios da Louisiana, junto ao Golfo do México. Ali foi fundada, trinta anos depois, junto ao Mississípi  a cidade de Nova Orleans, até hoje a “metrópole francesa” dos Estados Unidos. 

Trabalho dos alunos: Guilherme e Lucas

Nenhum comentário:

Postar um comentário