quarta-feira, 24 de outubro de 2012

Colonização espanhola



         Em 1492, ano da própria descoberta da América, foi estabelecida a primeira colônia permanente na ilha de Hispaniola, por Cristóvão Colombo, o descobridor.Em poucas décadas muitas outras colônias foram estabelecidas,  se espalhando pelas ilhas do Caribe e ainda pela Flórida e pelo Peru.



        Ao final do século XVIII, eles haviam estabelecido colônias nas regiões onde atualmente estão as cidades de San Francisco, Cidade do México e Los Angeles, além de Buenos aires e Lima.
        Muitos metais nobres foram enviados das terras americanas para a Espanha, extraído das minas americanas.Ao contrário das colônias britânicas, que eram governadas por poderes representativos locais desde o princípio, as colônias espanholas eram governadas a partir de Madri.


         A Igreja Católica Romana desempenhou uma importante influência na colonização da América.Havia muitas catedrais católicas que foram construídas nas diversas regiões da América Latina.
         Tal fato auxiliou na criação de influências locais por parte da instituição religiosa.Os objetivos da própria companhia de Jesus, em sua criação, eram a expansão da fé (e da ideologia ) cristã através da catequização e doutrina religiosa dos nativos.
           O cumprimento de tais objetivos acarretava na expansão dos domínios da igreja pelas colônias além de facilitar as relações de dominação do povo católico colonizador  e o “gentio” colonizado.


Trabalho das alunas: Flávia, Meili e Rebeca

Nenhum comentário:

Postar um comentário