D. Pedro II, por Alexandra Pinheiro Kappke 7ª Série
D. Pedro II nasceu no Palácio de São Cristóvão (Quinta da Boa Vista), Rio de Janeiro no dia 2 de dezembro de 1825 e morreu em Paris, 5 de dezembro de 1891. Filho de D. Pedro I e da Imperatriz Leopoldina que faleceu quando o príncipe tinha apenas um ano,seu nome de batismo é Pedro de Alcântara João Carlos Leopoldo Salvador Bebiano Xavier de Paula Leocádio Miguel Gabriel Gonzaga.
D. Pedro I,em 7 de abril de 1831 abdicou seu filho o brasileiro Pedro de Alcântara,na ocasião com 5 anos,feito isso D. Pedro I partiu para a Europa.D. Pedro II ,até assumir de fato o poder, ficou sob a tutela de José Bonifácio de Andrade e Silva e depois do marquês de Itanhaém, Manuel Inácio de Andrade Souto Maior.
Enquanto o Brasil era governado por uma regência, D. Pedro 2° iniciou os seus estudos com a sua camareira, D. Mariana Carlota Magalhães Coutinho, a condessa de Belmonte. Com diversos mestres do seu tempo, aprendeu outros idiomas, música, dança, geografia, literatura, ciências naturais, pintura e equitação.
Em julho de 1840,Pedro de Alcântara,aos 14 anos de idade,assumiu o trono.Começava no Brasil,o segundo reinado.
Dois anos depois,no dia 30 de maio de 1842, casou-se com a princesa napolitana Teresa Cristina Maria de Bourbon. Com ela, teve quatro filhos, mas somente dois sobreviveram: as princesas Isabel e Leopoldina.
Apesar do impacto da morte dos dois filhos, Pedro II deu ao Brasil 49 anos de paz interna, prosperidade e progresso. Durante o seu reinado foi aberta a primeira estrada de rodagem, a União e Indústria; correu a primeira locomotiva a vapor; foi instalado o cabo submarino; inaugurado o telefone e instituído o selo postal. Morto no exílio, em Paris, aos 66 anos, deu-lhe a Franca funerais régios, fazendo depositar o corpo no Panteão dos Bragança, no Convento de São Vicente de Fora, em Lisboa.
Por fim, revogada a Lei do Banimento, foram seus restos mortais transladados para o Brasil onde repousam em Petrópolis, na Catedral cuja construção teve início sob seu generoso patrocínio.
Fontes
Livro de historia,projeto araribá,8,pagina 167.
Livro de historia,projeto araribá,8,pagina 214
http://educacao.uol.com.br/biografias/d-pedro-2.jhtm
Nenhum comentário:
Postar um comentário